A Quinta das Tílias tem a funcionar, desde 1997, um Centro de Formação Canino, que tem como principal objetivo o ensino canino.
– Curso de Socialização para cachorros com idades compreendidas entre as 12 e as 24 semanas.
– Curso de Obediência básica e Social.
– Curso de Obediência Básica e Social em Regime Interno.
– Curso de Treino de Cobro de Caça para Labradores.
– Aulas de Manutenção em Grupo
Os comportamentos caninos não dependem da genética mas da aprendizagem. O cão inicia a sua aprendizagem desde o seu nascimento. Até às 8 semanas de vida deverá permanecer junto dos seus irmãos de ninhada para que possa aprender os códigos de comportamento e iniciar a sua socialização.
Ao chegar à sua nova casa o cachorro deverá iniciar de imediato um processo de aprendizagem que permita a criação de hábitos e comportamentos socialmente aceites para que a sua integração na família de adopção e na sociedade se faça de forma pacífica para ambas as partes.
Às famílias de adopção cabe definir como querem viver com o seu cachorro, que regras querem implementar e que comportamentos querem ensinar. Devem saber claramente quais os espaços, lá em casa, que o cachorro pode usar e os que não pode, devem saber o que lhe é permitido e o que é proibido. Tudo isto deve estar bem presente em todos os membros da família e todas estas regras devem ser apresentadas ao cachorro para que tome conhecimentos delas. Agora podemos iniciar o ensino do cachorro.
Independentemente do que cada um quer ensinar ao seu cão existem comportamentos que todos os cães de companhia devem saber e que fazem parte da boa educação canina, tais como:
– Socialização (com cães, pessoas, outros animais e ambientes);
– Inibir a mordida;
– Mordiscar ossos e objectos ocos;
– Ignorar objectos proibidos;
– Usar a sua casa de banho;
– Usar a caixa transportadora;
– Saber aproximar-se das pessoas ;
– Usar coleira e trela;
– Não entrar em zonas proibidas;
– Andar de carro;
– Reconhecer o seu nome;
– Prestar atenção;
– Sentar;
– Deitar;
– Ficar quieto;
– Aprender a urinar e defecar na sua casa de banho;
– Vir à chamada;
– Andar à trela sem puxar.